Olímpia, Sábado, 23 de Agosto de 2014
  Home Notas Localização Fale Conosco Colégio
Atividades complementares - Administração - Faculdade Eduvale - Olímpia-SP Administração
• Atividades complementares

Regulamento do Programa de Atividades Complementares
Curso de Administração
Faculdade Ciências Humanas do Vale do Rio Grande

CAPÍTULO I – OBJETIVOS E NATUREZA
Art. 1º -      As Atividades Complementares envolvem aquelas realizadas pelo aluno, vinculadas a sua formação e/ou promovidas pelo curso de Administração, visando à complementação dos conteúdos ministrados e/ou à atualização permanente de seus alunos acerca dos temas emergentes ligados à Administração.
Art. 2º -      Os objetivos das Atividades Complementares são:

  1. promover o aprofundamento dos conteúdos ministrados no curso, permitindo ao aluno um conhecimento mais abrangente sobre determinados conceitos administrativos.
  2. estimular a prática de estudos independentes, transversais e opcionais que complementem a formação profissional;
  3. fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, assim como incentivar estimular a realização de atividades de extensão à comunidade;
  4. permitir a construção de habilidades e competências valorizados no mercado de trabalho para o administrador e de valores éticos e morais visando à formação humanística do aluno.

Art. 3º -      A carga horária destinadas às Atividades Complementares no curso de Administração da Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Rio Grande é de 160 horas, divididas em 40 horas por serie do curso.
Art. 4º -      O cumprimento das Atividades Complementares pelo aluno é fundamental para integralização curricular.
Art.  5º -   São consideradas válidas as Atividades Complementares realizadas pelos alunos que apresentam relação com os conteúdos ministrados no curso de Administração e que contribuem para sua formação profissional.
Art. 6º -   O rol de atividades complementares estabelecido para o curso de Administração da Faculdade de Ciência Humanas do Vale do Rio Grande é apresentado na tabela abaixo, assim como seus respectivos valores de paridade. 


Atividade Complementar

Valores, critérios e paridade

1. Atividade de Iniciação Científica, mediante apresentação de relatórios finais de acompanhamento.

40 horas por ano letivo

2  Publicação em anais de congressos ou periódicos científicos, mediantes sua comprovação.

40 horas por semestre letivo por publicação.

3. Atividades de Monitoria durante o ano letivo.

40 horas por disciplina após avaliação final do professor responsável.

4. Cursos e atividades de Extensão da Faculdade Eduvale que atendam aos objetivos do curso de Administração.

Paridade 1 h  de atividade complementar por 1h de curso ou atividade de extensão.

5.  Atividades de extensão desenvolvidas em órgão vinculado a uma IES, que envolvam prestação de consultoria e assessoria (ex. grupos de pesquisa, empresa júnior), mediante sua comprovação.

Paridade 1 h  de atividade complementar por 1h de curso ou atividade de extensão.

6. Disciplinas cursadas em outros cursos da Faculdade Eduvale ou em outras IES

Até 40 horas semestrais por disciplina.

7. Eventos (palestras, cursos, workshops, visitas técnicas, apresentações temáticas etc) na própria Faculdade ou em outras organizações, desde que referendados pela Coordenação de curso

Paridade 1 h  de atividade complementar por 1h de palestra, visita etc.

8. Eventos (palestras e cursos) desenvolvidos na empresa na qual o aluno trabalha ou realiza estágio, desde que comprovada sua participação por meio de declarações ou certificados e que cujos temas mantenham forte relação com os conteúdos do curso de Administração.

Paridade 1 h  de atividade complementar por 1h de palestra ou curso.

9.  Cursos extracurriculares de idiomas e de computação desenvolvidos na própria IES ou fora dela, mediante sua comprovação.

Paridade 1 h  de atividade complementar por 1h de curso.

10. Estágio extracurricular em empresas conveniadas e autorizadas pela Coordenação.

Até 40 horas por carga horária de estágio de, no mínimo, 100 horas.

11. Atividades de voluntariado efetuadas em entidades públicas, privadas e não-governamentais, mediante autorização da Coordenação.

Paridade 1 h  de atividade complementar por 1h de dedicação ao projeto.

                Parágrafo primeiro - A coordenação de Curso ofertará ao longo de cada ano letivo eventos para que os alunos possam completar sua carga horária de atividades complementares.   Porém, a responsabilidade não deve ser totalmente atribuída à Coordenação, cabendo ao aluno também a responsabilidade pela participação nas atividades listadas a fim de cumprir esta exigência acadêmica.

                Parágrafo segundo - As Atividades Complementares de um ano letivo poderão ser cumpridas integralmente por qualquer tipo de atividade listada como válida.

                Parágrafo terceiro  - No caso do item 8, quando o evento for realizado em horário compatível com o horário regular de aula, será computada a validação da atividade complementar.  No entanto,  o aluno não terá abono de faltas para as aulas perdidas. 
           
CAPÍTULO II - ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Art. 7 -        Só serão ratificadas pela coordenação as Atividades Complementares desenvolvidas pelos alunos que atendam aos interesses do curso de Administração e que sejam comprovadas mediante apresentação de documentos comprobatórios.
Art. 8 -        Ao final de cada bimestre letivo, em datas estipuladas pela Coordenação, os alunos serão chamados a comprovar a participação nas atividades listados acima, devendo entregar os documentos comprobatórios na secretaria  da Faculdade.
Art. 9 -        A coordenação após análise dos documentos comprobatórios emitirá parecer de deferimento ou indeferimento, informando a situação de cada aluno em relação ao cumprimento de suas atividades complementares.
Art. 10 -    Será adotado o conceito cumpriu e não cumpriu para a avaliação final das Atividades Complementares ao final do ano letivo.
                     Parágrafo único:  O não cumprimento por parte do aluno das Atividades Complementares seguirá as normas vigentes no Regimento da Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Rio Grande quanto aos procedimentos de reprovação.

CAPÍTULO III - DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E FINAIS
Art. 11 -     Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação, tendo como base os objetivos e finalidades das Atividades Complementares.
Art. 12 -     Este Regulamento entrará em vigor na data de sua aprovação pelo Colegiado do Curso de Administração.

Coordenação do Curso de Administração


Versão para Impressão desta página Recomende este site para um amigo Voltar para a Home Page do site Retornar para a Página Anterior  
 

 

Mais sobre: Administração
   Sobre o Curso
   Objetivos
   Perfil do Egresso

 
 
Aluno - Cadastre seu currículo Empresa - Cadastre sua vaga
Ex-Alunos - Clique Aqui
Cadastre-se no CIEE
Ligado na facul - Clique Aqui

Av. Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 1.200
Distrito Industrial - Olímpia - SP - CEP: 15.400-000
Fone: (17) 3281-4372 / Fax: (17) 3281-4364
Faculdade Eduvale
Página Inicial | Fale-conosco | Colégio

WebSite Desenvolvido por: OlímpiaWeb