Olímpia, Segunda-Feira, 22 de janeiro de 2018
 
Esqueça as queixas! Trace um rumo para a carreira - Programa Poppe - Faculdade Eduvale - Olímpia-SP Programa Poppe
• Esqueça as queixas! Trace um rumo para a carreira

“Existe uma história em que alguns jovens ciclistas se perderam em uma floresta e tiveram de ser resgatados pela polícia militar. No dia seguinte, já recuperados do susto, voltaram à floresta para buscar as bicicletas. Conclusão: se perderam novamente. Na carreira, há quem não consiga sair do lugar, porque ou está se sentindo perdido, ou acaba de ser resgatado. Antes de se acostumar com a idéia de que trabalho e sofrimento andam juntos, é melhor traçar novas estratégias profissionais”, diz Rejane Loureiro S. Málacco, psicóloga e consultora da Laboredomus – Gestão Estratégica de Pessoas.

Rejane argumenta que um dos primeiros problemas que devem ser vencidos é a questão do feedback. “Quando a falta de retorno serve de razão para a pessoa se sentir desmotivada, está na hora de inverter os papéis. Mais do que apenas perguntar a seus superiores qual a avaliação sobre seu trabalho, o profissional deve buscar conhecer os objetivos que tem de alcançar, quais as metas estabelecidas que, sendo alcançadas, definem se seu desempenho foi dentro do esperado ou não.”

Embora a grande maioria das empresas tenha sistemas de avaliação de desempenho, nem sempre os gestores fazem com que seja algo “vivo” dentro da organização. O profissional que está preocupado com sua carreira, com seu trabalho, pode criar a oportunidade de discutir suas metas e o resultado de seu desempenho com seus superiores. É uma atitude madura que deve se estender também no momento do feedback. “É preciso estar preparado para ouvir críticas e mostrar interesse e abertura para rever e melhorar aspectos que tenham sido considerados pontos fracos.”

Lamentar a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho é outro alerta para que se pense melhor sobre a carreira. “Quando a pessoa ama o que faz, não sente tanto o peso do trabalho. Portanto, melhor do que reclamar das obrigações é buscar uma profissão que ofereça condições de se trabalhar com prazer”, diz a consultora.

Prestar atenção em novas tendências, oportunidades e serviços também pode garantir uma guinada em sua carreira. Foi assim com os primeiros que apostaram suas fichas na internet, nos telefones celulares e por aí afora. Saber quando é hora de investir em algo novo, ousar, pode possibilitar um salto de qualidade profissional.

“Como estratégia de carreira, também é permitido sonhar”, diz Rejane. “Quantas vezes as crianças ouvem os adultos dizer que precisam parar de sonhar? Quando adultos, continuam recebendo os mesmos conselhos. Mas sonhar com novas possibilidades, novos projetos, novos clientes, novos desafios é o que nos faz levantar a cabeça e seguir em frente mesmo em situações adversas”.

Fonte: Site Canal Executivo


Versão para Impressão desta página Recomende este site para um amigo Voltar para a Home Page do site Retornar para a Página Anterior  
 

 

Mais sobre: Programa Poppe
   Dez perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego
   Elaboração de um bom currículo pode garantir entrevista
   Dica: Como pedir aumento de salário?
   Dedicação
   Comunicação eficiente
   Como ser um profissional cobiçado pelo mercado
   Como se comportar na dinâmica de seleção
   Como elaborar um currículo
   Cursos Online
   A busca pelo super-profissional
   Os verdadeiros campeões
   Os dez mandamentos da qualidade
   O terror da entrevista
   Mude o rumo de sua carreira
   Faça de sua Carreira um Negócio

 
 
Aluno - Cadastre seu currículo Empresa - Cadastre sua vaga
Ex-Alunos - Clique Aqui
Cadastre-se no CIEE
Ligado na facul - Clique Aqui

Av. Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 1.200
Distrito Industrial - Olímpia - SP - CEP: 15.400-000
Fone: (17) 3281-4372 / Fax: (17) 3281-4364
Faculdade Eduvale
Página Inicial | Fale-conosco | Colégio

WebSite Desenvolvido por: OlímpiaWeb