Olímpia, Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2018
 
Tecnologia Universitária - Programa Poppe - Faculdade Eduvale - Olímpia-SP Programa Poppe
• Tecnologia Universitária

Produtos e projetos tecnológicos desenvolvidos por estudantes universitários atraem a iniciativa privada. O desenvolvimento de tecnologia nacional ganha grande impulso com a parceria e abre novas oportunidades de carreira.

Por Renata Aquino

Um olhar nas vitrines dos maiores shoppings, um dia de trabalho na indústria e até um passeio de metrô têm um toque discreto da genialidade dos universitários brasileiros. A pesquisa na universidade atrai cada vez mais os investimentos de empresas. Com foco específico em inovações de produtos e projetos tecnológicos, encontramos universidades que criaram celulares coloridos, softwares para computadores de mão, equipamentos médicos e muito mais.

O desenvolvimento de produtos de uma empresa em parceria com uma universidade não é tão difícil quanto se imagina. Além de ser uma ótima alternativa para impulsionar a produção nacional, o investimento na universidade é garantia de qualidade para a empresa.

Confira as matérias relacionadas e conheça alguns dos produtos e projetos criados com o auxílio da pesquisa universitária. Entenda ainda como algumas dessas invenções são importantes para o dia-a-dia.


UFPE cria celular e sedia centro de testes

Rosana Fernandes, diretora de desenvolvimento da Motorola, conversou com a reportagem do Universia direto de um seminário interno da Motorola nos EUA. "Um grupo de profissionais da Motorola e de professores da UFPE vieram ao seminário para trocar experiências e descobrir novos processos de trabalho", contou Rosana.

O interesse principal era a formação de recursos humanos para o setor de tecnologia, a Motorola queria que as universidades acordassem para a necessidade de currículos escolares mais arrojados e sintonizados com novas tendências do mercado e um pólo de inovação tecnológica já reconhecido no Nordeste, a UFPE apresentou boas opções para a Motorola.

O projeto de maior destaque da parceria foi o primeiro celular produzido com tecnologia brasileira. O C353, o primeiro celular TDMA com tela colorida, foi lançado no segundo semestre de 2003."O desenvolvimento de software e testes de qualidade no Brasil fez com que iniciássemos outros projetos como o STP (Programa de Teste de Software)".

O STP envolve o teste de hardware e software de modelos da Motorola produzidos em diversas partes do mundo. "O Brasil passou a fazer parte de um processo global de produção e por isso ampliaremos o projeto criando o Centro Brasileiro de Testes da Motorola na UFPE", conta a diretora da Motorola.


Metrô de São Paulo utiliza sistema de gestão criado por universitários

Alunos do curso de Tecnologia em Processamento de Dados da FIAP realizaram um Sistema de Gestão de Portarias para o Metrô de São Paulo. O sistema controla a entrada e saída de pessoas das dependências dos escritórios do Metrô. A solução apresentada pelos estudantes da FIAP ao Metrô será adotada gradualmente até fazer parte de todas as portarias dos diversos prédios administrativos da empresa. De acordo com os coordenadores, os alunos são orientados a registrar seus projetos para que possam comercializá-los no futuro e em uma pesquisa realizada em 2003, dos 45 grupos, 70% tinham a intenção de constituir empresa e oferecer seus serviços ao mercado.


Bomba de petróleo sai da UFRGS para Mossoró

As idéias do professor Telmo Roberto Strohaecker, do Laboratório de Metalurgia Física da Escola de Engenharia da UFRGS, movimentam oceanos. Especialista no desenvolvimento de equipamentos para plataformas de petróleo em alto mar, o professor já desenvolveu projetos para a Petrobras em Caxias do Sul (RS).

Pela primeira vez, os projetos do Laboratório irão cruzar o território brasileiro e parar em Mossoró (RN) em plataformas terrestres de extração de petróleo. "Cavalo mecânico" é o apelido do equipamento criado pelo professor Telmo e sua equipe. Semelhante às bombas de petróleo comuns na paisagem do Texas (EUA), o equipamento de bombeio da UFRGS "é diferente do convencional fabricado por multinacionais, mais compacto e econômico", conta o professor.

Versão para Impressão desta página Recomende este site para um amigo Voltar para a Home Page do site Retornar para a Página Anterior  
 

 

Mais sobre: Programa Poppe
   Dez perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego
   Elaboração de um bom currículo pode garantir entrevista
   Dica: Como pedir aumento de salário?
   Dedicação
   Comunicação eficiente
   Como ser um profissional cobiçado pelo mercado
   Como se comportar na dinâmica de seleção
   Como elaborar um currículo
   Cursos Online
   A busca pelo super-profissional
   Os verdadeiros campeões
   Os dez mandamentos da qualidade
   O terror da entrevista
   Mude o rumo de sua carreira
   Faça de sua Carreira um Negócio

 
 
Aluno - Cadastre seu currículo Empresa - Cadastre sua vaga
Ex-Alunos - Clique Aqui
Cadastre-se no CIEE
Ligado na facul - Clique Aqui

Av. Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 1.200
Distrito Industrial - Olímpia - SP - CEP: 15.400-000
Fone: (17) 3281-4372 / Fax: (17) 3281-4364
Faculdade Eduvale
Página Inicial | Fale-conosco | Colégio

WebSite Desenvolvido por: OlímpiaWeb