Olímpia, Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017
  Home Notas Localização Fale Conosco Colégio
Você sabe o que o faz o agrimensor? - O que você quer ser quando crescer? - Colégio Eduvale - Olímpia-SP O que você quer ser quando crescer?
• Você sabe o que o faz o agrimensor?

O agrimensor é o profissional responsável pela medição e divisão de propriedade em áreas rurais e urbanas. Geralmente, trabalha junto ao topógrafo. Desde os tempos do Egito antigo, já havia a função do agrimensor que efetuava as tarefas de avaliar os danos provocados pelas enchentes e restabelecimentos de fronteiras e divisão das propriedades.
Historicamente, o agrimensor já dividia os lotes em formas geométricas, triangulares e retangulares. Na atualidade, esse profissional integra as áreas da engenharia, sendo intitulado Engenheiro Agrimensor. Em sua cadeira estão relacionadas as seguintes matérias: Topografia, Cartografia, Aerofotogrametria, Geodésia, Sistemas de Posicionamento Geográfico, de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto.

É um profissional de qualificação acadêmica e técnica responsável por:

  • Medir e representar um determinado território;
  • Medir objetos tridimensionais;
  • Medir Trajetórias;
  • Obter e interpretar informações geográficas do território estudado;
  • Planejar e projetar o espaço estudado.

No trabalho de medição, pode medir sobre um território terrestre ou marítimo, na determinação da posição e da forma do território, sempre mensurando os dados para a definição do contorno do local. Esse profissional é capaz de determinar em seu trabalho de medição aos aspectos legais, econômicos, sociais e ambientais de cada projeto.
Essa profissão foi legitimada no Brasil, no ano de 1957, sob a Lei n° 3.144 de 20 de maio de 1957, na gestão do governo Juscelino Kubistchek. O objetivo do governo, na época, era implementar condições técnicas para a reforma agrária em áreas territoriais “vazias.”
No ano de 1964, foram criadas as atribuições à profissão pelo Confea – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – regulamentando a profissão de Engenheiro Agrimensor pela resolução 218/73, na Lei n° 5194 / 66.
Antes de iniciar uma obra, o trabalho do engenheiro agrimensor (seja o de formação técnica ou acadêmica) é essencial para a tarefa do engenheiro civil, pois ele é responsável também pelos cálculos de fundações e aterros de uma construção e dados do solo envolvido na obra. Atua na construção de edificações, pontes, estradas, barragens, irrigação, drenagem, abastecimento de água, entre outros projetos.
No setor jurídico, é responsável, por meio da engenharia legal, pela execução de perícias realizadas em caso de litígio de divisas, desapropriação, inventários e documentos de terrenos. Na área rural, além de projetos de drenagem e irrigação, também está envolvido em projetos de reflorestamentos, na definição de áreas de plantio e nível pluviométrico e vazão da água dos rios.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agrimensor
http://www.fenea.org.br/o-que-e-agrimensura-agrimensor.htm
http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/revista_profissoes/agosto00/ engenharias/agrimensura/index.htm


Versão para Impressão desta página Recomende este site para um amigo Voltar para a Home Page do site Retornar para a Página Anterior  
 

 

Mais sobre: O que você quer ser quando crescer?
   Vestibular para o curso de dança na Unicamp exige além da técnica
   Ciência do esporte
   As engenharias estão com tudo em 2.012
   Profissão em alta - Engenharia química
   Chefe de Cozinha = uma profissão de dar água na boca
   Faça zootecnia!
   Oceanografia
   Profissão: geneticista
   Engenharia de software
   Profissões na área de exatas estão entre as mais requisitadas no Brasil
   Área de trabalho promissora em 2.012
   Excelente curso para um futuro ainda melhor!
   Curso de moda da FAAP é o que mais facilita o ingresso no mercado de trabalho
   A maior escola de teatro do Brasil está em São Paulo
   Artes cênicas é o curso certo para mim?

 
 
Formação Integral - Clique Aqui
Cardápio - Clique Aqui
O que você quer ser quando crescer? - Clique Aqui
Clique Aqui e Saiba Mais
 

Av. Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 1.200
Distrito Industrial - Olímpia - SP - CEP: 15.400-000
Fone: (17) 3281-4372 / Fax: (17) 3281-4364
Faculdade Eduvale
Pagina Inicial | Fale-conosco | Faculdade

Site Desenvolvido por: OlimpiaWeb